Calendário de Vacinas

22/08/2017

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central. A doença se manifesta com febre, dor de cabeça, sensibilidade à luz, rigidez na nuca, dores no corpo, queda da pressão arterial, dificuldade para urinar, dentre outros sintomas.

Ela pode ter diversas causas, sendo as mais importantes aquelas causadas por microrganismos. Dentre estes, as mais comuns são aquelas causadas pelos vírus, seguidas das bacterianas e, por fim, aquelas ocasionadas por protozoários e fungos.

No entanto, as mais temidas são as bacterianas porque tem evolução muito rápida, podendo levar ao óbito em horas ou deixar graves seqüelas, tanto do ponto de vista físico (como amputações), como do ponto de vista neurológico (seqüelas neurológicas graves, como acometimento do intelecto e do desenvolvimento psicomotor).

Os meningococos são bactérias com especial atração pelo sistema nervoso central e, além de causarem a meningite, tem um grande potencial de disseminação na população, ocasionando, por vezes, grandes epidemias. Eles estão divididos em sorogrupos, sendo os sorogrupos A, B, C, W135 e Y os que causam cerca de 98% dos casos e, para os quais, felizmente, existem vacinas altamente eficazes. No entanto, uma idéia errada e perigosamente arraigada na população e também na classe médica mantém o risco de uma epidemia de meningococo sempre provável: o de que somente crianças devem se vacinar.

A meningite não poupa qualquer faixa etária. Todas podem ser atingidas e todas são muito graves. Na rede pública só há a vacina que combate especificamente o sorogrupo C. Na rede particular há duas vacinas disponíveis, uma que combate o tipo B e outra que combate os tipois ACWY. Elas estão disponíveis e são altamente eficazes para se evitar tais meningites desde 2 meses de idade até idosos. Basta você procurar a nossa clínica para se proteger e proteger sua família.

Comentários