Calendário de Vacinas

15/09/2017

Varicela (catapora)

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença febril exantemática que geralmente acomete crianças. É causada pelo vírus varicela-zoster, altamente contagiosa, passando de pessoa a pessoa, sobretudo nos meses mais frios.

O quadro clínico é caracterizado por febre, mal estar, dores no corpo e o exantema (as típicas “manchinhas” e “bolhinhas”, que podem ocorrer em toda a pele e coçam muito e também atingir mucosas como a boca e a região genital).

Geralmente de curso benigno, a catapora tem curso limitado na maioria das pessoas. No entanto, pode ter formas graves e fatais, especialmente em paciente com diminuição da imunidade. Nos adultos e adolescentes a doença costuma se manifestar com sintomas mais pronunciados que nas crianças e também com mais complicações como a pneumonia. Em grávidas a infecção pode levar a malformações fetais.

Passada a fase aguda da doença, o vírus fica “incubado” nos gânglios nervosos e, mais tardiamente, sobretudo em pessoas com baixa imunidade (como portadores de HIV/AIDS, pacientes com cânceres, em tratamentos que baixam a imunidade e mesmo em pacientes saudáveis, de modo especial aqueles acima de 60 anos) pode reativar na forma de herpes-zoster, popularmente conhecido como cobreiro, doença grave, que causa muita dor (muitas vezes permanecendo por períodos prolongados) e está associada a maior risco de acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio.

Há quem tenha a perigosa idéia na cabeça de que “é melhor pegar logo varicela para se ver livre”. Ledo engano. Há vacina eficaz que protege contra a varicela e suas complicações tanto na fase aguda, como na sua reativação, evitando assim o herpes-zoster futuramente.

A proteção é feita de modo completo com duas doses da vacina contra a varicela isolada ou, nas crianças com até 12 anos, utilizando a vacina quádrupla viral (que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) também administrada em duas doses.

Comentários